O processo de viver e seus apoios – a logistica.

Nossa vida é um processo. Todos nascemos, nos desenvolvemos e morremos; inicio, meio e fim. Essa é a descrição mais simples sobre o principal processo de viver. A propósito, o caro leitor já parou para prestar a atenção em quantos outros apoios necessitamos para fazer acontecer a vida? Pois é, em cada uma das fases da nossa vida, necessitamos de processos de apoio, específicos para garantirmos o nosso sucesso. Assim, a partir das necessidades básicas comuns, percebemos que existem locais nos quais acontecem coisas que são comuns a todos nós, seres humanos no nosso querido mundo. A casa dos pais e a escola são os exemplos primeiros.

Na fase de inicio, sempre se tem alguém encarregado de perceber e suprir as necessidades usuais e alguma nova e diferente que surja. Até que mudemos de fase, quando começamos a produzir a nossa própria satisfação, estaremos sempre cercados por diversos processos de apoio, em regra providos por nossos pais ou responsáveis. Na conhecida terceira idade, quando estamos em declínio, voltamos a perceber a forte dependência para o atendimento das necessidades específicas. Portanto, as necessidades e os respectivos processos e estruturas de suprimento delas evoluem de acordo com a nossa idade.

Abrahan Maslow (1908-1970) foi um psicólogo americano que organizou, de forma hierarquizada, as necessidades humanas. A figura abaixo mostra a conhecida “pirâmide de Maslow”, onde aquilo que necessitamos suprir ao longo da vida, aparece de forma organizada, segundo o critério daquele cientista.

450px-Hierarquia_das_necessidades_de_Maslow.svg

Podemos observar que, a medida que subimos na pirâmide, as necessidades ficam mais exigentes e menos materiais. Isso nos faz perceber que, cada vez mais, os fornecedores de atendimento e as suas estruturas são  mais especializadas e nós, por consequência, mais exigentes com a qualidade da nossa vida.

Quando crianças começamos com as brincadeiras e os sonhos a planejar aquilo que queremos para nós. A seguir fazemos um plano mais aprimorado e começamos a escolher o fornecedor e o olhamos as suas instalações para termos maior certeza de sucesso, por exemplo:

-determinado conhecimento só é possível em tal escola, que fica a tal distância da minha casa e eu só posso frequentar no noturno. Bem, mas planejamento, fornecedores, localização, etc são assuntos para os próximos posts. Um abraço e até lá.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s