Planejar é preciso – os sonhos

Na primeira infância, brincar é o verbo que melhor sintetiza um dos principais objetivos no inicio da vida. Exercitar o imaginário é a ordem. Não existe qualquer preocupação com algum apoio que dê suporte ao plano que, assim como surge, desparece e é substituído por outro. Porém, os pais supridores, aos poucos estabelecem e mantêm uma rede de facilidades no entorno da criança. O atendimento àquelas necessidades básicas de segurança, conforto material e manutenção do corpo é realizado na casa da família, que faz parte da rede. O provimento de educação, conhecimento e cultura acontece com uma combinação e encontro de vários processos de apoio em mais um nó dessa rede, que normalmente é representado pela escola. A figura abaixo mostra a ideia de rede, onde o circulo vermelho pode representar a criança ou qualquer outra referencia para estabelecer o desenho de uma rede.

rede2

Ainda aproveitando a figura, os pontos verdes, que representam os responsáveis diretos se ligam  ao ponto vermelho – nossa criança sonhadora. Cada um dos verdes têm a sua própria rede de azuis, que são os respectivos processos combinados para gerar a facilidade para o vermelho. Por exemplo: – a escola, bem simplificada, é o resultado da administração de um prédio, professores, funcionários e serviços.

Com o passar do tempo a criança vai assumindo a sua independência e a gestão das suas relações e necessidades dentro da rede. Chega o momento de escolher uma profissão que goste e que lhe garanta o sustento. O sonho passa a construir objetivos na vida e o planejamento das ações para chegar lá, uma realidade.

Sem perceber muito bem, o ser humano começa a inventariar, fazer um levantamento de tudo aquilo que tem de bom para encaminhar o seu projeto. Na sua lista, observa aquilo que lhe falta (fazer um curso extra, se preparar para um concurso, etc) e decide prover os apoios dos seus sonhos, identificando onde e como se fortalecer na rede logística da vida. Ele olha para as oportunidades e para as dificuldades que terá de enfrentar, toma um caminho e segue firme em direção ao sucesso.

Na terceira fase da vida surgem necessidades especializadas, para as quais, a rede lhe oferece fornecedores, com a respectiva estrutura própria, capacitados para atendê-las plenamente. São as redes de atendimento geriátrico, academias especializadas, a turma do lazer em grupo, etc.

Um abraço e até o próximo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s