A rede

A rede é uma forma de ver a organização no ambiente que cerca você e que observa alguns padrões, dentre eles:

1.toda a rede são pessoas se relacionando;

2.toda a rede tem caminhos pelos quais são movimentados os recursos para lhe atender e ou pelos quais você se desloca;

3.ela tem vários nós, normalmente identificados pelo local aonde o serviço lhe é prestado, onde você faz a compra, a entrega de pizza, o hospital, a escola, etc.

A sua distribuição é horizontal, isto é, onde não existe hierarquia entre os nós e as ligações. Você busca e, é atendido em determinado ponto (nó) da rede e a relação de pedido e de prestação do serviço, ou de fornecimento de um bem é de igual para igual. Pode ocorrer que o ato do seu atendimento pertença a uma estrutura verticalizada – a loja que lhe atende, tem de prestar contas para a sua matriz, não você.

O seu fornecedor é, na verdade, uma centralidade de referência para outro grupo de fornecedores. Ele trabalha com um processo principal, que é aquele no qual a sua necessidade é percebida e recebida. Nesse processo de sequência de atividades planejadas para lhe atender, se verifica que o serviço requerido pela sua necessidade, estabelece a combinação de diversos itens que devem ser trazidos para aquele ponto (nó da rede).

Como você pode observar na figura, ao longo das atividades desenvolvidas, dentro do processo principal do seu fornecedor, muito apoios são necessários. São os chamado fornecedores de nível 2, que também são mobilizados pelo seu pedido.

níveis de fornecedores

Ainda, tem que ser considerado todo o sistema de apoio em mão de obra para montar o seu pedido e, caso ele seja feito por telefone, se apresenta o serviço de transporte até aonde você se encontra.

Verifique quantas pessoas, recursos materiais e de conhecimento estão presentes numa rede e que são decorrentes do seu pedido. Na rede as pessoas trocam informações e trafegam bens e serviços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s