A logística do cão de apartamento

A verticalização das cidades brasileiras trouxe consigo diversas vantagens e desvantagens. Dentre as primeiras se pode citar o aproveitamento do espaço urbano e como desvantagem a mudança de hábitos da nossa sociedade. Ter em casa um animal de estimação faz parte da cultura nacional, mas como ter um cão dentro de um apartamento, por exemplo?

criança e cão

Diz a nossa lógica que o cão, a criança e o quintal foram feitos uns para os outros. A foto ao lado mostra o interesse e a atração que cada um exerce sobre o outro.

A vida verticalizada,  em apartamento, requer uma completa revisão nos processos habituais de suporte, quando baseada numa casa isolada.

As normas de conduta social no edifício são bastante restritivas para todos os membros da família. Nosso cão de estimação faz parte e é o integrante mais atingido por tais normas. Portanto, aquele que requer maior reformulação nos seus processos de vida. Sobre isso fui buscar informações específicas sobre o cão, no site* da Doutora Silvia Parisi, médica veterinária e na entrevista com Andreia Tripovichy, proprietária da AT Pet Spa & Boutique*.

A médica coloca sete regras fundamentais para se ter um cão de raça pequena no apartamento. Ela afirma que, de forma geral, o animal necessita de espaço e companhia. A administradora Andreia discorre sobre a higiene física, mental e corporal do bichinho.

acompanhante

 

Ambas as profissionais recomendam o passeio para o cão. Ele precisa de exercitar fisicamente, ter contato com plantas, outros cachorros, pessoas, movimentos. Isso determina que ele não se estresse e se torne um animal tranquilo no ambiente isolado, aonde mora. Então vemos que a contratação de passeadores é uma decisão logística importante para a qualidade de vida do animalzinho e da nossa própria. Não se preocupe com custos pois você os teria sob outra forma, caso morasse numa casa. Uma vez por semana ou a cada quinze dias, o banho é fundamental porque o cão desenvolve os odores naturais que, no ambiente confinado, não será nada agradável a convivência. A administrador da AT Pet & SPA diz que ´se deve buscar um prestador desse serviço que tenha instalações e carinho fazendo com que o animal se habitue àqueles profissionais que cuidam dele. Observe a expressão de prazer do bichinho e a escova de dentes aguardando o momento de entrar em cena na foto abaixo.

Deise Carvalho-70

A doutora Silvia afirma que brinquedos e ossos de de material apropriado são importantes para deixá-los felizes e para a prevenção do stress. Também esse é um fornecedor que você deve desenvolver para ter tranquilidade em adquirir produtos de qualidade que não exponham a saúde do companheiro.

Outros dois grandes desafios que têm de ser enfrentados com canais de suprimentos ao entorno do cão são:

  • não os deixar por muito tempo sozinhos
  • educar para evitar os latidos constantes e ou habituais, os seus vizinhos que optaram por não terem animais agradecem.

A proprietária da Pet diz que existem profissionais no mercado que prestam o serviço de acompanhante, especialmente se você for viajar e seja inconveniente a presença de animais. Também existem os adestradores que educam atitudes e comportamentos ao cão, além de ensinamentos aos donos de como gerir o desafio, incluindo a questão dos latidos fora de hora.

Ambas encerram dizendo que concordam que o melhor seria se pudéssemos oferecer uma casa com quintal grande mas que a realidade de hoje é bem diferente, fato que aumenta a nossa responsabilidade para com a qualidade de vida do nosso cãozinho, caso decidamos por te-lo, mesmo morando em apartamento.

Grato as profissionais

abraço a todos

 

Referências

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s