Rede de sustentabilidade

Modernamente, com a avalanche de novos partidos políticos, no mundo em geral e em particular no Brasil , o título do artigo fica parecido com a designação de uma nova agremiação política no país. Lembro, ao caro leitor que, os dois principais termos utilizados para compor o nosso título, vêm sendo utilizados separadamente em diferentes artigos.

Também, tenho absoluta consciência sobre a questão da gestão dos direitos humanos aos humanos, onde a qualidade do meio ambiente físico é tão importante quanto a qualidade do meio gerado pela construção e respeito ao ordenamento jurídico, regulatório da vida em grupo, no território escolhido. Diferentemente, não parto do pressuposto do aquecimento global, para elencar as atitudes de gestão que venho apregoando, ao longo dos meus artigos.

Não basta que se crie as condições ambientais para a qualidade da nossa vida. O termo apropriado é que se estabeleça a qualidade, ou seja, se crie e se as mantenha ao longo do tempo em que vivermos sobre o nosso planeta.

Gaya A partir dessa idéia, o desafio passa a ser a sustentação do atendimento das nossas necessidades e das condições do meio ambiente, em estado tal que não degrade a qualidade física com a qual se vive, agrupados em determinado ponto do globo terrestre, a Gaya da figura* ao lado.

Nas pesquisas que realizo sobre o tema sustentabilidade,  tenho encontrado definições como:

“- a preservação do bem estar das pessoas, e do meio ambiente, mantendo negócios eficientes e rentáveis.”

Quando se busca o como fazer isso, encontra-se uma lista de ações, onde, o melhor aspecto que considero é de que, algumas empresas citam a sua reputação no mercado (maior ou menor venda e maior valor do capital intangível – valor da marca), como um dos grandes motivos para a obtenção de selos e certificações de que seu produto, com o respectivo processo de produção, não agridem ao ambiente. Ainda é pouco. Mesma avaliação para o pessoal que se envolve com a questão do aquecimento global: é pouco pregar a redução de gás carbônico na atmosfera. Pior ainda, é a resposta dos defensores e dos governos, centrada na redução do progresso, devido a consequente redução da atividade industrial.

A rede,  (conjunto de relações e meios onde cliente e fornecedor interagem, no âmbito de um processo) de sustentação das necessidades sociais e da qualidade física e química do ambiente, em que ambos se inserem, se trata de um sistema técnico, deliberadamente planejado para o seu propósito – minimizar alterações no ambiente. A figura abaixo mostra o esquema de ação de um sistema técnico*.

sistecnico

Assim, temos de um lado um sistema montado apara atender as nossas necessidades e, de outro, os resultados que devem:

  • atender as nossas necessidades;
  • não interferir na qualidade física e química do nosso ambiente.

O sistema técnico de produção, montado para atender aos resultados conforme o descrito acima, não o faz devidamente. Os componentes materiais têm um limite de vida útil, segundo a resistência de cada um, exaustivamente estudado pelos fabricantes. As estruturas, especialmente aquelas voltadas para o pós venda, foram sendo reduzidas, a tal ponto que, caso ocorra uma pane em algo que você compre, promovam a substituição por uma nova unidade; jamais se pensa em consertar, até porque se fosse essa a decisão, você teria pouca ou nenhuma estrutura para lhe atender.

Então, para que se estabeleça e se mantenha qualidade do ambiente que vivemos, o sistema técnico de produção deve se voltar para o emprego do conhecimento adquirido sobre o tempo de vida útil dos materiais (a obsolescência) para um programa de manutenção, que prolongue a utilização dos bens que adquirimos. Compraremos menos unidades e assim reduziremos o consumo de energia, água e emissão de gás carbônico.

Como ficam, nos termos da definição de sustentabilidade, citada antes,  os resultados da empresa?

Parte da mão de obra migraria para o sistema de manutenção (reduzindo custos do fabricante). Parte dos fornecedores passariam a fornecer itens para prestadores de serviço de manutenção. Novas empresas de serviços, gerariam novos postos de trabalho. E, por ai, a readequação se processaria, incluindo cultura e educação

 

Referencias:

figura Gaya: luz-na-terra.blogspot.com

sistema técnico: www.taringa.net 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s