Motivação das atuais guerras localizadas

TPP O mundo marcha para três grandes blocos econômicos, onde território, tamanho de mercado e fornecedores de energia fazem uma disputa acirrada e complexa por cada palmo de terra, especialmente no Oriente Médio. O mapa ao lado mostra o mais recente tratado internacional de livre comércio, o Tratado Transpacific Partnership (TTP), liderado pelos EUA.

A figura abaixo mostra o espaço geográfico ocupado por outro tratado internacional o Transatlantic Trade Investment Partnership (TTIP) que, de certa forma, por englobar a União Européia (com seus 28 membros), incrementa ao TTP. Basta que se sobreponha os mapas e se consegue ter uma idéia do tamanho desse segundo bloco.

TTIPEm vermelho é a Russia. A seguir mostro o mapa atual da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Nesse mapa abaixo da para intuir a luta militar por expansão territorial e a consequente expansão do TTIP, além do domínio sobre fontes energéticas.

 

O mapa da OTAN:

OTAN

O terceiro bloco são os chamados BRICS (Brasil, Russia, India, China e Sul da África). Por esse caminho se entende porque o Brasil não firmou nenhum dos dois acordos anteriores e vem estreitando relações com a Rússia e China, especialmente. Percebe-se também o motivo da Russia estar dentro do território e defender a Síria, aliás se entende o encontro militar internacional naquele país. Além, dos acordos comerciais entre Russia e China com o Iran.

Por fim, ainda temos o Trade in Service Agreement (TISA) que envolve territorialmente os dois primeiros blocos e diz respeito à negociação prestação mundial de serviços. Esse é um tratado que independe de blocos e, portanto deverá ser imposto ao mundo, quer dizer, aos BRICS. Tudo isso se esse bloco resistir ao bloqueio econômico que vem sendo submetido.

Para concluir, sem alongar mais o texto, o poder mundial está rotacionando dos antigos muros, dividindo países, para um eixo econômico com uma linha que liga a Asia e o cone sul, nas Américas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s